quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Tempestade

Bem, o espetáculo já estreou, mas venho ensaiando esse texto há alguns dias, algumas semanas, pensando como vou escrever no trabalho que me ajudou, profissionalmente ou pessoalmente a estar aqui.

Começa uma jornada de ressureição...

Há uns seis meses fui designado para trabalhar no espetáculo A Tempestade, o projeto ainda engatinhava, mas já planejávamos o que aconteceria em tudo na frente. Sou (ainda) responsável da parte de comunicação institucional ao lado da Suien Busoni no projeto, e assim fomos progredindo nas reuniões futuras, mesmo que os contratempos que ocorrem num projeto grande, como qualquer projeto possa acontecer.

O projeto foi se desenvolvendo, equipe selecionada, atores escalados, figurinos, música, ensaios, divulgação... ai chegamos um ponto em questão.

Fazer divulgação de peças de teatro está sendo uma das maiores alegrias que eu tive na minha vida, depois de tempos difíceis e conturbados, foi uma grande surpresa, pois apesar de ser Shakespeare, ter atores globais e tudo mais, além de tudo é um produto, sim um produto, como o guaraná que você consome ou a cerveja que você toma com seus amigos, e o mais legal ainda, especialmente na primeira semana ou nas que antecede o público: ninguém sabe como é o espetáculo, ou esse produto.

Em filmes, podemos saber se um filme é legal, se o povo cria a hype em cima dele ou se já vão detonar ele antes mesmo de estrear, pois se têm notícias, sessões fechadas para a imprensa, etc. Mas teatro é uma coisa diferente, pelo menos nesse sentido.
As mídias sociais diminuíram isso, a cada informação postada no Twitter, no Facebook, no site, ou em qualquer meio de comunicação, gerou uma expectativa que foi benéfica para esse espetáculo, com as pessoas comentando a cada foto divulgada, a cada novo figurino sendo mostrado, as pessoas foram espontâneas, falando o que achavam, postavam, divulgavam, isso que é legal, ao invés de alguém postar algo e receber uma grana de volta, que virou o hábito de se fazer propaganda com essas mídias modernas de hoje em dia.

Por fim a peça estreou dia 26/05, com comentários positivos de todos que foram ver, não tinha uma pessoa que não saiu do teatro sem dizer algo que curtisse do espetáculo, bem como da atuação dos atores, para mim, ver o teatro cheio naquele dia, com pessoas queridas da produção e amigos me apoiando, e a plateia aplaudindo no final foi o maior presente que alguém podia me dar, sinal de trabalho cumprido e feliz pessoalmente.

Abaixo postarei algumas imagens da divulgação do espetáculo



Abraços a todos.